domingo, 9 de outubro de 2011

Absurdos à solta nesse mundo


No mês passado eu passei pela experiência provavelmente mais estranha da minha vida (até agora): assisti ao filme mais sem noção de todos os tempos.
"A serbian film" foi indicado por uma pessoa igualmente sem noção, mas que tem um certo crédito comigo, então resolvi dar uma olhada. E que olhada... O diretor sérvio Srdan Spasojevic simplesmente decidiu colocar tudo que há de errado no mundo em cenas cinematográficas. Me permitam até usar o clichê: é realmente um show de horror. A obra abrange os seguintes "tópicos": estupro, tortura, pedofilia, necrofilia, abuso sexual de crianças, sequestro e por aí vai.
É um pouco perturbador pra mim tentar imaginar o que se passa na mente de alguém que pensou esse filme, cada detalhe. Como pode? Esse cara deve ser muito louco mesmo. Na verdade, os caras. Foram os três sérvios Aleksandar Radivojevic, Srdan Draqojevic e Marija Stanosevic que fizeram o roteiro da coletânea de absurdos. Talvez eles gostem dessas atrocidades.
Talvez eles queriam/queiram mostrar para o mundo que tudo isso realmente acontece e que algo precisa ser feito. Mas se o objetivo for esse último, eles tentaram da maneira errada, já que o filme foi censurado praticamente no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Mas agora pensem... Esse filme, na minha opinião, acaba com a imagem da Sérvia no mundo inteiro. Pelo menos eu fiquei bem abalada e pensando que todos os sérvios fazem aquelas coisas. Eu sei que é muita ignorância e estereótipo, mas é inevitável.
Mas acho que para cada um julgar melhor e mais "fielmente" (se é que existe isso) é só assistindo. Mas também tem aquela dica muito óbvia: quem não tem estômago pra sangue e gritos, não assista.



Por: Bruna Aguiar